sábado, 20 de outubro de 2012

Pitágoras, Aristóteles, Platão, Sócrates, Newton, Descartes & mais alguns


 Não existe uma prova qualquer que negue a existência de Deus, ou vice-versa. Os maiores pensadores de todos os tempos: Pitágoras, Aristóteles, Platão, Sócrates, Newton, Aquino, Agostinho, Descartes,Viktor Frankl, K. Jasper, Maritain, Chesterton, entre outros, sendo os cinco primeiros, os mais importantes pensadores da História; eles acreditavam em Deus, ou numa ordem da natureza, que transcendia a ela própria. Se os maiores pensadores admitiam a existência de Deus, porque não respeitar esta tese? Ou, pelo menos, tratar com tolerância, e ter a sensatez característica dos homens educados, em relação a aquilo que desafia a humanidade, e que é uma questão não resolvida?. Deus é o invisível evidente, na visão de Victor Hugo, por um professor acadêmico.
.Se a existência do que for é improvável, por qual minerva ainda se exige prova de inexistência?
.
Educar os educadores!
Mas os primeiros devem começar 
Por se educar a si próprios.
E é para esses que eu escrevo. 
NIETZSCHE

Embora corriqueiro, choca-me qualquer defesa ao Ente Oculto. Não vem daí o famigerado complexo de perseguição? Por qual deficiência Deus necessita defensores, mas não oferece procuração? Qual interesse do voluntariado? Agrava-se a desconfiança quando o baluarte se apresenta coberto por famosos mosqueteiros. Arrepiou-me a escalação para o altar da sabedoria, time da mediocridade misturada com má-fé.  Quase desmaiei quando vi que a  turma era invocada não propriamente por suas conjecturas profissionais, mas por causa de seus incomparáveis testemunhos à cerca da ilusão assim mantida intacta. Somente Hegel faltou. Pedi para me tirarem o tubo quando vi a titulação do poético adorador: professor universitário. Não cito o nome, não sei em qual instituição atua. Ele não tem tanta importância assim - o gajo apenas representa a voz corrente, grito retumbante, ignorância granítica que vai da turba ao vértice, do ex-escravo ao catedrático, e vice-versa. É de se reparar que além da fumaça e do tambor, apenas recentemente descobrimos novas formas de comunicação,  de modo que até chegar ao res do chão as mais notáveis novidades já cumprem século.  Inadmissível é a manutenção de um sistema educacional, curricular e seletivo completamete fora da realidade, embora perfeitamente ao gosto de qualquer governante. Mas também é intolerável, embora compreensível, e muito comum, que em nome da sobrevivência o intelectual, o letrado, o dedicado a percorrer os caminhos científicos e filosóficos simplesmente conceda seus préstimos a quem lhe dá casa e comida:
Nessa e em outras questões, o papel da maioria dos economistas tem sido o de propagar servilmente o ideário dominante. Mutatis Mutandis, aplica-se a eles o que dizia Schopenhauer dos filósofos do seu tempo: submetidos a regra do primum vivere, estão sempre dispostos, e com o mais solene desprezo por realidades inconvenientes, a deduzir a priori absolutamente tudo o que lhes for pedido, o bom Deus, o diabo ou o que seja. ROSZAC,  T.: 622
A necessidade de que me aflige me leva a publicá-lo: eu sinto que me consumo e isto não pode continuar assim sem que a longa pobreza não faça de mim um objeto de desprezo. Além disso, desejo vivamente que estes Médici decidam-se a me empregar, mesmo se eles tivessem de começar por me fazer rolar uma pedra. MAQUIAVEL, N., O Príncipe, cap. XXVI.
O álibi do professor brasileiro é ser mero burocrata, limitado às cartilhas que lhes atiram sobre a mesa. Na resignação não há compromisso sequer consigo mesmo, com seu aperfeiçoamento, muitas vezes carecendo apenas de uma polidez, uma peneirada no acúmulo de besteiras que somos obrigados a diariamente conhecer.

* * *
Para desencadear consistente teoria, ou mesmo uma tíbia heurística, não é suficiente a suposição, ainda que mergulhada em lógica coincidente, para daí querer impor o dogma que lhe apetece.  Não basta uma carona em qualquer andaime para subir à cobertura: ela pode ser o complemento de uma torre-de-babel.  Foi o que fizeram as sumidades elencadas, e assim repete o coro que ora leva o Ocidente, especialmente o mundo greco-romano,  ao impasse sócio-político-econômico. Na lista das qualificadas testemunhas não cabem os grandes precursores orientais, porquanto subvertidos pela perversidade espartana. Quem seriam Confúcio, Lao-Tzé, Darmapada, e mesmo Sidarta frente aos célebres pedófilos da ágora? Pitágoras, o afilhado da Pitonisa! Como não acreditar em suas demonstrações em incontestável domínio matemático, inusitado talento, o mais cristalino raciocínio?  O bem-aventurado de Samos chegava com várias novidades. A principal ele devia a seu amigo Orfeu. O encantador melódico logrou trazer reportagem do outro lado.. Por encantado Hades permitiu  ao herói do amor voltar para o convívio de todos, para  tranquilizar: o corpo fenece, mas a alma permanece, reintegrando-se ao corpo no Reino de Deus. A notícia desnorteou completamente o marco zero do cientismo. "Só sei que nada sei,"  Dessarte enfeitiçado, bradava aos quatro cantos: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo de Deus." A faina se incrustrou de tal maneira que levou o distinto ao delírio: eis chegada a hora de conhecer  o dark-side em apenas uma tacada. A maiêutica o instigou aos braços de Deus. Bastava-lhe, apenas,  a singela  telentrega da cicuta. Foi a própria e já extremada curiosidade do "mais sábio dos homens," precisamente a superstição que o traiu, arrebatando-lhe a vida.. Sócrates morreu na ignorância almejando ganhar a luz da sabedoria. Nota zero em física; e duplo zero em metafísica. Bem serviu, contudo, ao pupilo. Com o duplo rodado, Platão pode levar para meio mundo a chama-piloto da insanidade;
Eis a razão porque, quem quer que leia seriamente as obras de Platão, nelas encontrará, evidentemente, tudo, mas em particular essas duas verdades eternas: o culto reconhecido de um deus conhecido e a divindade das almas, onde reside toda a compreensão das coisas, toda a regra de vida e toda a felicidade. E tanto o mais que, sobre estes problemas, a maneira de pensar de Platão é tal que, de entre outros filósofos, foi a ele que Agostinho escolheu para modelo, como sendo o mais próximo da verdade cristã, afirmando que, com pequenas alterações, os platônicos seriam cristãos.’
A viuvinha  protestou contra a partida antecipada, mas também podia entender que  a alma, por perfeita, participaria apenas no mundo perfeito das idéias. Fruto da enorme mágoa  contra a sociedade ateniense, o pederasta com certeza não tinha noção da picada que abria ao maior engodo de todos os tempos da civilização. "Se o justo aparecer na terra, será açoitado, atormentado, posto em cadeias, cegado de ambos os olhos, e, finalmente, depois de todos os martírios, pregado numa cruz, para chegar á compreensão que o importante neste mundo não é o ser justo, mas parecê-lo. " (PLATÃO, República: 361) Eis de onde veio a exitosa idéia de Constantino.
Na época bizantina era impossível calcular a idade do Universo. Pessoal mais ousado supunha 4 mil anos. O lapso transcorrido é incomensurável - cerca de 14 bilhões de anos. O ponto exato do nascimento do casal no Paraíso é impreciso, mas não foge do arco. Não acha que Deus demorou muito para conceder uma nova chance à sua própria criação, pela mísera maçã virada em frankenstein?
Vitor Hugo se tornou célebre por suas obras de ficção. Portanto, bem compatível.
Ainda que meio descendente das víboras, Aristóteles não possuia veneno. Talvez por isso não tenha logrado dar cabo da perfídia. Ari recusava as idéias pitagóricas, em prol da instauração de um método qualitativo. Para ele a geometria era apenas uma ciência abstrata; por isso, nunca poderia espelhar a realidade, mas a matemática ressurgiria para se impor tal qual rolo compressor. O sopro da morte atingiu a teoria aristotélico-ptolomática em 1609. Neste ano Galileu começou  observar o céu à noite, através de um telescópio que acabara de ser inventado pela vizinhança. O preço pelo apreço ao cálculo é que viajou aos céus: "O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético. (LEONI, B.: 66) 
Agostinho foi o escritor da Bíblia. O matreiro secretário bizantino tomou ciência do método platõnico, dialético, separatista, e assinou a composição sob vários nicks, no intuito de convencer também pela força testemunhal. A trapaça emerge na adoção do estilo, dialético de ponta a ponta. Visando dar coerência e consistência, a dentadura é tão perfeita que fica absolutamente clara sua artificialidade. Relatos de pescadores, carpinteiros ou agricultores apresentam o único padrão. Todas as páginas vem calcadas em metáforas, para atender a metafísica previamente disposta. 
Contrabandeados de Constantinopla, os mapas de Platão aportaram na Florença já dominada pelos famigerados Médicis. O legado grego revirou a face do mundo. Eis a revanche, seu renascimento, chama-piloto do Renascimento. Não é nos 15 que vem a púbere? Pois o Ocidente iniciava no XV sua mais sangrenta e longa jornada. Índios, africanos, e orientais desagregados foram presas fáceis, para começar.
Copérnico, Galileu, Descartes, Bacon, Hobbes & Newton vieram na marcante leva florentina. "O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico.". (GLEISER, M., Criação Imperfeita: 54) "Galileu era um ótimo marqueteiro. As luas de Júpiter que descobriu ele até chamou de astros mediceus, em homenagem ao grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici, a quem pretendia pedir um emprego." (NAPOLEÃO, Tasso, Astrônomos querem 1 milhão de brasileiros olhando para o céu. - Estadão, 17/1/2009)
Descartes embarcou firme na fórmula pitagórico-socrática-platõnica; “A terra, ou seja, a matéria, é contraposta à verdadeira natureza da alma, quer dizer, ao seu ‘ser boa’.Mais um encantador de patinhos..  Platão apregoava que o verdadeiro era demonstrável; no entanto, apelava para Deus, afirmando ser a geometria a única ciência que Ele houve por bem até hoje conceder à humanidade.
"Uma ciência tipo cartesiana, que postula o valor real do matematismo, que constrói uma física geométrica, não pode dispensar uma metafísica. E tem mesmo que começar por ela. Descartes sabia-o. E Platão, que fora o primeiro a esboçar uma ciência desse tipo, sabia-o igualmente." (KOYRÉ, 1986: 81)  Rousseau lhe substituiu. Finalmente veio Augusto Comte, que instalou de vez a universidade no positivismo, fez as ciências humanas oscilarem para a sociologia e eliminou todo o ensinamento sério da economia.
Newton afirmou estar na melhor vista graças aos ombros de gigantes. Platão, como Tyson, era grande,  por isso a alcunha.  Mas o reverendo, como todos mencionados, foi mais um 'arranjador', aperfeiçoado. "Newton vai mudando os dados, em suas várias edições sob sua supervisão, de modo a encaixar cada vez melhor a teoria. Físicos contemporâneos demonstraram a manipulação no limite da desonestidade." (LENTIN, J.P., Penso, logo me engano : grandes gênios, pequenas trapaças; revista Veja: 20/3/1996):
Para construir esse sistema com todos seus movimentos, foi necessário uma Causa que compreendeu e comparou as quantidades de matéria dos vários corpos diferentes; essa causa não pode ser uma simples conseqüência cega do acaso, mas sim uma especialista em mecânica e geometria. ISAAC NEWTON
Graças à divina aptidão o bem-aventurado calculista foi eleito presidente da Casa da Moeda da Inglaterra. Sua onda se dissipou no raiar do XX; resta avisar o pessoal
Evidentemente, nós percebemos com facilidade, até mesmo pelo vocabulário, que a noção de espaço absoluto, implicando a de inércia absoluta, embaraça de modo particular a Newton. Porque percebe que nenhuma experiência poderá corresponder a esta última noção. Da mesma forma o raciocínio sobre ações à distância o intriga. Mas a prática e o enorme sucesso da teoria o impedem, a ele e aos físicos dos séculos XVIII e XIX de entender que o fundamento de seu sistema repousa em base absolutamente fictícia. O caráter fictício dos princípios torna-se evidente pela simples razão de que se podem estabelecer dois princípios radicalmente diferentes, que no entanto concordam em grande parte com a experiência. De qualquer modo, toda a tentativa de deduzir logicamente a partir de experiências elementares os conceitos e as leis fundamentais da mecânica está votada ao malogro.  EINSTEIN, 1981: 149
Que o povo, tal qual gado, avance célere sem noção aonde vai ainda se pode compreender. Mas em pleno XXI um cego almejar e até lograr dirigi-lo espelha demasiada insanidade de ambos: do povo, e do cego. Intolerável, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário