quinta-feira, 28 de abril de 2011

UK reacende o farol do Iluminismo - O festival

Em 1660, quando a Royal Society foi fundada, a ciência estava em sua infância. Nossas vidas hoje diferem das de nossos antepassados em grande parte por causa dos avanços científicos feitos nos 350 anos subseqüentes. Pode muito bem ser de 9 bilhões de pessoas na Terra em meados do século, cada um com expectativas crescentes, e as consequentes pressões sobre o meio ambiente vai ser difícil de gerir. No entanto, a resposta estará na nova ciência, e em uma melhor aplicação do que já sabemos. A ciência é uma busca incessante para entender: como velhas questões são resolvidas, os novos vêm à luz dos holofotes. Não pode haver melhor maneira de comemorar o aniversário de 350 da Royal Society de olhar para o futuro da ciência, construída sobre as bases da pesquisa de hoje de ponta.   Completaremos este registro, elencando o modo e a importância capital desta roda para o estabelecimento da democracia, bem como sua responsabilidade, direta, pela abolição de todas escravaturas. Martin Rees, Lord Rees of Ludlow, Presidente
1660-68
Coube ao escocês Robert Moray´promover a a primeira reunião da Royal Society em 28 de Novembro de 1660, Moray enfatizava a ética para refutar as doutrinas de Bacon  & Hobbes , ambas consubstanciadas pela matemática cartesiana. Ao pioneiro libertário o homem era uma unidade em si, o qual, apenas posteriormente, encadearia as relações com outros homens e a sociedade em geral, especialmente cumprindo ao natural seus deveres para com ela, sem necessidade de coerções, ou repressõees. Um imperativo categórico, diria no século posterior o  "iluminado" Kant. O princípio era o da Harmonia ou Equilíbrio, mas a concepção excedia a mera racionalidade em voga. A moralidade é fruto da benevolência. , Ela é ética, não dialética; integrativa, não excludente..Apenas um processo dessarte sustentado pode ser racional. William Brouncker, 2º Visconde Brouncker (1620 1684 ) promoveria nova estocada contra o mito do Leviathan. Brouncker  (cit. Schwartz: 44) adquirira o doutorado em matemática pela Universidade de Oxford de maneira que facilmente identificou o caráter fictício, farsante de Thomas Hobbes.
O exercício da física deveria ser restrito a homens de mentes mais livres; se os mecanicistas fossem elaborar uma física sozinhos, eles a levariam para suas oficinas e a obrigariam a consistir exclusivamente de molas, pesos e rodas.
Ninguém menos do que Einstein avaliou: 
Só o indivíduo isolado pode pensar e por conseqüência criar novos valores para a sociedade, mesmo estabelecer novas regras morais, pelas quais a sociedade se aperfeiçoa.
O think-tank  mantinha o segredo: obssessivos não deveriam ali ter acesso, especialmente Hobbes (Bobbio, 1997:165): “Como se comentou recentemente, Hobbes foi a ovelha negra da sociedade inglesa do seu tempo, assim como Maquiavel, no século precedente.” A “ovelha negra”  mantinha seu pequenino fã-clube mecanicista. De More tentava sustentar Descartes, e. R. Boyle recebeu o ataque, traque intitulado Dialogus physicus sive de natura aeris, de 1662. Por milênios consagradas apenas pela técnica greco-romana, eis lavrado o corte epistemológico nas ciências políticas,.
  • A distinção entre certo e errado é parte da constituição inata do homem
  • A moralidade é distinta da teologia
  • As qualidades e ações morais não dependem da vontade de Deus
  • O teste final para qualquer ação é verificar se ela promove a harmonia e o bem geral
  • Os apetites e a razão concorrem para a determinação de uma ação
  • Não cabe ao moralista resolver o problema do livre arbítrio e do determinismo, mas cabe a ele determinar um sistema de teologia natural e estudar as relações entre Deus e o homem.
    Precisamente em 1666, John Locke se tornava médico de Anthony Ashley Cooper (1621-1683), Desta relação saiu a obra-prima da moderna democracia:
    Devemos os Dois Tratados ao prodigioso conhecimento das questões de Estado adquirido por Locke no curso de seus frequentes diálogos com o primeiro conde de Shaftesbury. LOCKE, J., Dois tratados sobre o governo: 37:
    Seis anos após Locke ter começado a lhe prestar serviços, conde de Shaftesbury  ganhou  título honorífico em seu próprio  nome - Lord Ashley - tornando-se Presidente do Conselho de Colonização e Comércio da Royal Society. Ashley ( carta a Thomas Poole, cit. Brett, R. L., La Filosofia de Shaftesbury y la estetica literaria del Siglo XVIII: 109) discordava do grande Newton, algo que nem Locke ousou.
    Newton é um mero materialista. Em seu sistema o espírito é sempre passivo, espectador ocioso de um mundo externo... há motivos para suspeitar que qualquer sistema que se baseie na passividade de espírito deve ser falso como sistema.
    Em 1671, Henry Stubbe (cit. Schwartz, Joseph: 44.) já disparara contra o pragmatismo baconiano, o maior associado de Hobbes, apontando seu “desrespeito às antigas jurisdições eclesiásticas e civis, ao antigo govêrno, bem como aos governadores do reino”.
    Locke foi guindado a Secretário para a Apresentação de Benefícios, até internacionais, como a Constituição  da colônia de Carolina e, por tabela, até mesmo da Constituiçao Norteamericana
    Os EUA transpuseram para suas instituições a idéia de checks and balances e conservaram em seus códigos a firmeza da common law. De modo que sua revolução pode parecer sob muitos aspectos uma seqüência (ou um coroamento) da Revolução Inglesa; uma democratização das instituições inglesas com fidelidade a seu espírito.  FURET, 2001: 74
    Muitos ingleses que emigraram para as colônias conheciam as idéias de Locke. De muitas formas, Locke também passou a fazer parte da tradição política das colônias. Os estudantes das colônia iam para a Europa em busca das universidades, voltavam influenciados por Locke e pelos filósofos iluministas do século XVIII. A política iluminista atravessava o oceano e frutificava na colônia. Karnal: 62
    Ao cabo de trezentos anos, também exatos, as mesmas reverberações proporcionaram a Revolução de Veludo Tcheca e o desmoronamento do grosseiro muro de Berlim, ambos comemorados com os mesmos fogos da democracia e liberdade assistidos na noite que precedeu a aurora do século XVIII.
    Em que pese a simplicidade do primeiro ato e do epílogo, para manter-se em órbita por tantos anos, a liberdade exigiu ciência e paciência, muita sabedoria, perspicácia e honestidade, virtudes empregadas no reforço do pioneiro casco democrático, tão frágil quanto mais apropriado para acomodar todas as gentes à travessia da vida.
    Foi na passagem pela Exeter House que o Secretário compôs o Ensaio sobre o Entendimento Humano. A iniciação foi acompanhada pelos integrantes daquela Royal Society , abrigo de Oxford, mas também da rival Cambridge, de expurgados de Cromwell, e de avulsos, como Sir William Petty, até então modesto agrimensor irlandês. Por lá aportaram o revolucionário médico Thomas Sydenham e o Alchymistarum  Robert Boyle Os destemidos pesquisadores ofereciam algumas dúvidas quanto à velha teoria grega dos quatro elementos. Henry More participava:
    Não só refutei suas [de Descartes e de Hobbes] Razões, como também, partindo de princípios Mecânicos admitidos por toda a gente e confirmados pela Experiência, demonstrei que o Descenso [queda] de uma pedra ou projétil, ou de qualquer outro Corpo pesado semelhante, é enormemente contrário às leis de Mecânica.
    Locke tinha ligação direta com Morey:
    Acresce que, para Locke, a força por si só não legitima o direito, dado considerar que o direito precede o Estado e que o povo é superior aos governantes. Aliás, o poder legislativo (legislature), apesar de ser um supream power, não é um poder absoluto, estando limitado pelo fim para que foi instituído o governo, que é a protecção da vida, da liberdade e da propriedade dos homens: "The legislative being only a fiduciary power to act for certain ends, there remains stil in the people a supream power to remove or alter the legislative when they find the legislative act contrary to the trust reposed in them (...) thus the community perpetually retains a supream power. http://farolpolitico.blogspot.com/2007/10/locke-john-1632-1704.html
    O cidadão se integrava às responsabilidades decisórias. Ninguém, nem mesmo o rei, poderia lhe ser senhor dos destinos. Disso o rei, obrigatoriamente, haveria de entender: “Se o governo se exceder ou abusar da autoridade explicitamente outorgada pelo contrato político torna-se tirânico e o povo tem então o direito de dissolvê-lo ou se rebelar contra ele e derrubá-lo.” (Locke, Second treatise of civil government: 184)
    KARL POPPER (p. 159) reconhece:
    De fato, o funcionamento da democracia depende, em grande medida, da compreensão do fato de que um governo que intente abusar de seu poder para estabelecer-se sob a forma de uma tirania se coloca à margem da lei, de modo que os cidadãos não só teriam o direito, como também a obrigação de considerar delituosos esses atos do governo e delinqüentes seus autores.
    “Assim, o Ensaio de Locke, mais do que oferecer um novo sistema, varreu velhos preconceitos e prejulgamentos.” (Russell, 2001: 307)
    Esse Segundo ensaio sobre o governo civil: um ensaio referente à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil apresentava uma solução inovadora, genuinamente relativista. Seguramente Locke observou a relatividade inerente aos seres humanos, antecipando-se, pois, em três séculos a genialidade alcançada por Einstein:
    Por isso não é de estranhar que muitos universitários ainda imaginem Einstein como uma espécie surrealista de matemático, e não como descobridor de certas leis cósmicas de imensa importância na silenciosa luta do homem pela compreensão da realidade física. Eles ignoram que a Relatividade, acima de sua importância científica, representa um sistema filosófico fundamental, que aumenta e ilumina as reflexões dos grandes epistemologistas - Locke, Berkeley e Hume. Em conseqüência, bem pouca idéia têm do vasto universo, tão misteriosamente ordenado, em que vivem. BARNETT, O universo e o Dr. Einstein: 12
    A Nação percebia a existência de algo mais além do simples tic-tac:  “Na Grã-Bretanha, contudo, em particular no final do século XVII, a metáfora do relógio foi tratada com muito mais ambivalência do que no continente. O relógio sempre apareceu ali como uma metáfora de arregimentação e compulsão irracional.” (Henry, John, p. 100)  
    "Foi igualmente pela recusa do dualismo cartesiano, e pela defesa da observação e da análise contra o espírito sistemático, que Locke se impôs como 'mestre da sabedoria' aos filósofos franceses do século XVIII." (CHÂTELET: 228).
    O escrito de Descartes se difundiu amplamente no continente, em particular na França e nos Países Baixos, mas não teve o mesmo sucesso na Inglaterra. A filosofia experimental tal como ali se desenvolveu impedia uma aceitação fácil de qualquer sistema dedutivo, e o sistema de Descartes foi considerado tão gerador de dissensões, quanto o sistema extremamente materialista de Thomas Hobbes.
    HENRY: 71
    Os anglo-saxões apearam da limitada, tosca, perniciosa, antiecológica e antieconômica montaria do Leviathan para ascender pelo balão mágico da Revolução Gloriosa. E o mundo começava a tomar conhecimento que poderia viver sob a égide democrática dividindo o poder, desde o núcleo até a extremidade, onde vive o cidadão:. " A democracia inglesa é a única democracia moderna que combina o sentido de independência e excelência com o impulso da classe média em direção à liberdade de consciência e à responsabilidade pessoal." (Barbu, Zevedei, apresentação de Tocqueville, A., O Antigo Regime e a Revolução: 17)  Dessarte a grande ilha escapuliu do fetiche, espalhando suas luzes alhures 
    Percorria a França, por esse tempo, um grande surto de pensamento, palavra e sentimentos liberais. Correspondendo a John Locke, na Inglaterra, e um pouco posterior a ele, Montesquieu, na primeira metade do século dezoito, havia submetido as instituições sociais, políticas e religiosas da França e do mundo a idêntica análise percuciente e fundamental, especialmente no seu Esprit des Lois. Coubera-lhe despir a monarquia absolutista, na França, do seu prestígio mágico. Deve-se a ele, como a Locke, a destruição de muitas idéias falsas que haviam até aí impedido os esforços deliberados e conscientes pela reconstrução da sociedade humana. Se, a princípio, no terreno que tão bem soube desbravar, cresceram edificações extremamentes imperfeitas e transitórias, não foi culpa sua. WELLS, H.t. III: 112
    "Montesquieu dizia que os ingleses eram o povo mais livre do mundo porque limitavam o poder do rei pela lei." (PIPES, Richard: 151)
    Eis a razão da supremacia e estabilidade britânica, e dos frequentes colapsos dos demais países,  começando própria e pela rica França, subvertida pela metonímia cartesiana-roussoniana:
    Nenhum de nós pertence a tal ou qual Departamento, pois pertence a França inteira.Pretende-se que há favoráveis a fragmentação da França; façamos que estas idéias absurdas desapareçam, condenando seus autores a pena de morte. A França deve ser um todo indivisível. Exijo pena de morte contra quem gostaria de ver destruída a unidade da França.
    DANTON, Jacques, Discurso na Convenção de 25 de setembro de 1792; Danton, Discours choisis, Jouvre et Ditisheim, p. 102;
    Burke (p. 92) estava por perto, e testemunhou:
    Diferentemente de seus vizinhos do outro lado do Canal, os franceses foram privados - ou se privaram - de um conjunto básico de circunstâncias que são necessárias para a experiência da liberdade política, isto é, a cooperação e a participação nos assuntos públicos. Primeiramente as idéias dos filósofos, particularmente Rousseau, foram adotadas pelos líderes da Revolução e transmitidas as massas, na linguagem mais simples e sugestiva, com o propósito de criar apoio para suas políticas. Nesse estágio, o papel dos intelectuais era totalmente correlacionado com o dos políticos, cuja tarefa central era de mobilizar as massas, ou, em outras palavras, definir o papel das massas no contexto político em questão.
    Do alto do XX pode-se constatar:
    O reino da França foi um dos raros Estados europeus que se recusaram, de modo obstinado, a reformar-se segundo as exigências do novo espírito iluminista. Houve soberanos esclarecidos nas Alemanhas, Áustria, Rússia, Itália, na própria Espanha e em Portugal, mas não em Versalhes.
    (Gusdorf,  38)
    "Quando a Prússia e os outros estados germânicos ingressaram no século XIX, encontraram a onda de nacionalismo e as demandas por participação popular estimuladas pela Revolução Francesa." (ALMOND, G. e POWELL JR., G.: 197) 
    Faça a conta dos regimes que nos levam a codificar com um gesto nossas paixões do momento. Compensamos nossa inconstância através de visões eternas logo gravadas no mármore. Nossas revoluções passam primeiro pelo tabelião. Conseqüência: quinze Constituições em cento e oitenta se sucederam na França depois da Convenção: Diretório, Consulado, Primeiro Império, Restauração, Cem Dias, Restauração, Monarquia de Julho, II República, Segundo Império, III República, Vichy, de Gaulle, IV República, V República, ufa! MITTERRAND, FRANÇOIS, Aqui e Agora: 90
    .
    London celebrates Festival of Britain, 60 years on
     .

    1951-68
    Seis anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Londres já estava recomposta. O cantor Billy Bragg descreveu o festival de 1951 como um farol "em uma década muito escura, austera, entre o final da guerra e o nascimento do rock 'n'roll."  Tudo isso ,desembocou numa onda espetacular
    O ano de 1960 foi um marco para os estudos sobre Locke. Em um só ano, além da edição crítica de Laslett, já lembrada, foram publicadas três monografias importantes* que representam muito bem o interesse renovado pelo filósofo do liberalismo e do cristianismo racional. Todas as três enfatizam Locke moralista e político, mais do que o teórico do conhecimento, sobre o qual se havia detido especialmente os trabalhos e a crítica precedente.
    Bobbio, Norberto, Locke e o Direito Natural: 78
    O que começou a aparecer em 1960 foi na verdade o surgimento da corrente de pensamento anarquista acompanhada de movimentos ativistas que surgiram entre os jovens de vários países da Europa e da América. Muitas vezes o nome não era o mesmo; muitas vezes a doutrina acabava diluída por outras correntes de pensamento radical; raramente houve a tentativa de reestabelecer a continuidade com algum movimento do passado. No entanto, a idéia ressurgiu, clara e facilmente reconhecível, em países tão diferentes quanto a Inglaterra e Holanda, a França e os Estados Unidos. Ela conseguiu atrair seguidores numa escala nunca vista desde os dias que antecederam a I Guerra Mundial. Por toda a Inglaterra começaram a nascer grupos dedicados à prática de ação direta e à exploração de uma sociedade sem guerra nem violência e, portanto, sem coerção.Woodcock, G., Os grandes escritos anarquistas: 48.
    Oito milhões de pessoas participaram daquela religação iluminista, evento, que, contou com passeios e feiras de arte pública, exposições sobre a história, ciência, pesquisa e design, arquitetura e algumas dazzlingly modernas, incluindo a torre Skylon foguetes. Como o "modernista" Royal Festival Hall.  K. Braga disse: "O festival original era impressionante virada para o futuro - "
    "A comemoração do  60 º aniversário é  uma espécie de Festival da Grã-Bretanha 2.0". Ele  acontece num parque de uns 10 hecs,  totalmente decorado artisticamente, e dotado de instalações que refletem as glórias britânicas no decurso da história. Há um coreto, um jardim na cobertura e uma praia fluvial com uma fileira de barracas de praia pintadas. Muitas esculturas adornam as alamedas que dão ao museu dedicado a 1951, enquanto ao ar-livre se proliferam  sing-a-longs, concertos e palestras públicas. E, claro, peixe e batatas fritas. Este fim-de-semana é dedicado à celebração do amor, com o ápice do casamento real. Milhares de turistas estrangeiros circularão pelo Picadily Circus, enquanto sei lá quantos milhões estão acompanhando tudo por vários canais de transmissão on line. "Nós estamos dizendo, have a nice day à, gente de todo o mundo,"  Intelectuais, airtistas e as grandes bandas dos 60 e 70 foram convocados, e estão  presentes, despontando Paul Mc Cartney, um dos batedores de 68.
    O ano de 1968 talvez haja constituído um divisor de águas: desde então assistimos ao progressivo refluxo da maré, o qual se acentuou em 1989/91. O século XXI poderá conhecer, após calamidades imprevisíveis - guerras, novas revoluções e catástrofes ecológicas - o princípio da reconstrução da ordem internacional, uma reorganização em escala mundial do Estado de Direito Liberal. Penna,  J. O. de Meira, O Espírito das Revoluções: 46
    I hope, Senhor Embaixador! Parece quase. O  muro se veio abaixo, o Vaticano enfraqueceu, mas nunca se entrega, ao contrário, de um ou outro jeito se revigora, o nazismo já foi, a Europa se uniu numa espécie de confederação, a China surpreende o mundo, a trilha sonora ,Across the Universe viaja dirigida à estrela polar (Polaris), a mais brilhante da constelação da Ursa Menor, situada a 431 anos-luz da Terra. (Ano-luz corresponde a 9.460 mil milhões de quilômetros.),  até mesmo  Oriente Médio ensaia se libertar, mas com tamanha catarse a civilização demonstra se ver desorientada,  até perplexa. O Ocidente periclita,. Balança de cabo a rabo, exceto no ponto do farol. Felizmente, Nunca foi tão oportuno. Enquanto o Brasil tudo projeta ´"para inglês ver", o ingles projeta tudo para todo o mundo  ver. E o mundo recomeça a ver a pujança do conhecimento, da tradição, da certeza, e da harmonia  social reinante num país que, curiosamente, o que menos aprecia é a idéia da igualdade e do direito como sua máxima expressão. O Perú reconhece Paul McCartney
    Para finalizar,  a vibrante e intensa manifestação social conjugada com as cerimônias sugere levar o jovem casal  à direta ascenção ao trono. Forçando um pouco, assemelha-se ou lembra  o dia que trouxe Guilherme II e Maria ao poder, distinto deste  porquanto não há necessidade da fuga do rei*, e o cortejo dar-se-á pelas carnaby-streets, em vez do Tâmisa. Ao repórter da BBC Peter Hunt, casamentos são importantes para a família real porque "revigoram instituições centenárias" e renovam o interesse do público em suas atividades.
    Em vez de asssistir  peripécias de tropas de rebite,  quem sabe desta feita o mundo inteiro não possa divisar e apreciar  a simplicidade conjugada com a ética e a cientificidade, obviedade capaz de produzir  o esplendor de uma riqueza invejável e inatacável.
    2011-?
    Nav's ALL novamente  antecipou a vista do futuro de  presente para você,  desta feita com três meses de vantagem sobre a concorrência:  "É como em 1968", diz diretor de Conselho Europeu
    O que aconteceu com os governos?  Segundo a tradição, foram gradualmente caindo em desuso.  Convocavam eleições, declaravam guerras, impunham tarifas, confiscavam fortunas, ordenavam prisões e pretendiam impor a censura, mas ninguém no planeta os acatava.  A imprensa deixou de publicar suas contribuições e efígies.  Os políticos foram forçados a encontrar um emprego honesto; alguns se tornaram bons comediantes ou bons médicos. Borges, J.L., El Libro de Arena, Obras Completas, Barcelona, Emecé Editores, Tomo III, 1996: 55.
     _________
    * Na mosca: 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário