quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A inversão da ideologia


Haverá uma nova classe, uma nova hirerarquia de verdadeiros e pretensos sábios e o mundo ficará dividido entre uma minoria que governará em nome da ciência e uma enorme maioria ignorante. Então essa massa ignorante que tome cuidado! Podemos ver como sob todas as fases democráticas e socialistas do programa do sr. Marx sobreviveriam no estado por ele criado e as características cruéis e despóticas de todos os Estados, seja qual for a forma de governo que se utilizam e que, em última análise, O Estado do Povo tão entusiasticamente recomendado pelo sr. Marx e o Estado aristocrático-monárquico mantido com tanta habilidade pelo sr. Bismarck são completamente idênticos tanto nas suas metas internas quanto nas externas. BAKUNIN, MICHAEL, Obras, 1910; cit. WOODCOCK: 128
O russo se dispôs na proa do tempo. À luz de velas, quem poderia enxergá-lo?
Um século se passou. Da pôpa vislumbramos o terrível mar de tristeza, infelicidade legada não só àquele vasto reduto, como a todo o globo, regado com sangue e discórdia. Marx chegou a ser proibido em vários estádios, mas, talvez exatamente por isso, pela natural revolta juvenil,  a proibição despertou ainda maior interesse. Eis o perfeito álibi nazi-fascista. “Difundiu-se rapidamente a lenda de que a nação havia sido 'apunhalada pelas costas' pelos socialistas e judeus do governo.” (BURNS Edward McNall, LERNER Robert E. e STANDISH, Meacham: 702)
Desde a caverna a civilização vem  conduzida por esses astutos, pretensos sábios, e desviruados executivos,  em revezamento constante,
O que caracteriza os primeiros estudos sobre a sociedade é, precisamente, um ponto de vista finalista e normativo: finalista, isto é, tendo unicamente em consideração o ideal a realizar, a investigação do que deve ser a 'melhor' organização social e política; normativo, quer dizer, a preocupação imediata de estabelecer normas, regras de ação para a vida coletiva. É este, particularmente, o ponto de vista dos filósofos. Bastará recordar, quanto à antiguidade, a República e as Leis de Platão, a Política de Aristóteles... CUVILLIER, A., Introdução à Sociologia – OS PROBLEMAS SOCIOLÓGICOS
Esta " 'investigação' do que deve ser melhor para a organização social e política" jamais ficou à cargo do povo, evidentemente.  Na falta até mesmo de impressão, sendo os manuscritos guardados em cofre, a rigor, até o XV, de que modo alguém iria investigar, além de só imaginar, tal qual o imaginativo Platão dentro de sua caverna, por certo rodeado de morcegos?  E que adiantaria ao povo imaginar, sem a menor condição de executar? Afinal, que tanta imaginação precisava?  Disso o Vaticano se encarregava, "No começo do século XVII, os matemáticos e astrônomos jesuítas do Collegio Romano eram reconhecidos entre as mais altas autoridades científicas." (FORTI, AUGUSTO, cit. MAYOR: 36) Dante calculara todos pavimentos do inferno. O resto se veio de roldão:
Girolamo Savonarola (1452-1498), sacerdote italiano, implantou uma teocracia ditatorial em Florença, modificou a constituição e reformou os costumes, exercendo uma verdadeira tirania sobre o povo e criticando abertamente a lassidão e corrupção do clero e do papado; excomungado, foi preso, condenado à morte e queimado em praça pública. (NIETZSCHE, F., Da utilidade e do Inconveniente da História para a vida, nota do tradutor: 93).
Gutemberg propiciava a divulgação da cultura, mas o povo se via ainda mais complicado "O assassínio, a pilhagem, as correrias dos mercenários, a descida dos oltramonti*, a espionagem e o conluio, as conspirações e as traições formavam-se em elementos do quadro cotidiano da Itália no Cinquento”. (MAQUIAVEL, Nicolau, O Príncipe, introdução.
Já não era mais aquela meia-dúzia de frases de efeito que poderia guiar o rebanho, decorebas passadas de pai para filho. mas metáforas em profusão, incontáveis estórias, centenas de personagens.  Proliferaram-se ávidos pastores, mas a complicação chegou ao ponto máximo quando o povo foi informado de que o Sol a partir de amanhã não mais passaria pela Terra. Nós é que teríamos que nos deslocar, mas ninguém precisava se mexer -  a própria Terra se encarregava da viagem, e a gente iria sentir o Sol passar do mesmo jeito. Mas o detalhe revolucionava a consciência - ora  bem cabia a outra escada à metafísica, e não apenas o velho dobrado teológico, este que de lógico só contém a ambição desmedida de seus patrocinadores. Ao tempo em que  caia o baluarte cristão, subiam os calculistas .
Na construção de sua utopia, o engenheiro social substitui a vontade das pessoas pela sua própria vontade. A humanidade se dividiria em duas classes: de um lado, o ditador todo-poderoso e, do outro, os tutelados, que ficam reduzidos à condição de meros peões de um plano ou engrenagens de uma máquina. Se isto fosse possível, o engenheiro social não precisaria preocupar-se em compreender as ações das demais pessoas. Teria ampla liberdade de lidar com elas, como a tecnologia lida com madeira e ferro. VON MISES, Ludwig, Ação Humana - Um Tratado de Economia: 112.
O bom Deus, por perfeito, só podia ter feito tudo  exato, matemático.
O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico. (GLEISER, M., Criação Imperfeita: 54)
Seguindo os números fatalmente chegaríamos no Portal do Paraíso, guarita de São Pedro, para nosotros, ou de Hades, ao pirado grego. Eis como se ergueu a Babel.
O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. Os filósofos e os sábios da época, em sua compreensão do mundo, privilegiam o caráter de abstração e de esquematização. Por isso dão a máxima importância à física matemática. Assim o problema do método constitui o problema número 1 de todos os filósofos. Trata-se de descobrir um método universal de conhecimento. E o modelo é o conhecimento matemático (geométrico). (JAPIASSÚ, H., 1997: 81)
Como é na confusão que morre gente, faça a conta das tragédias propiciadas pelos novos encarregados "do que deve ser melhor para a organização social e política",  Até a bomba atômica teve que se apresentar. Jamais a civilização experimentara tamanha barbárie, em tempo tão prolongado. Era exatamente isso que Bakunin se dispôs alertar, verdadeiro profeta, sim senhor. Mas a civilização sobreviveu; e seus filhos não mais repetiriam as funestas experiências dos "cientistas sociais",  O tridente do cabo grego se viu cerceado ao máximo. Os cristãos se esfacelaram em várias seitas. O nazi-fascismo se aquietou com as duas atômicas. E o comunismo ruiu por falta sentido. O preço pela desídia, pelo desinteresse popular e o interesse dos encarregados "ao que deve ser melhor para a organização social e política" é bastante alto para ser repetido pelos herdeiros. Se no primeiro tempo a palavra curta era suficiente, e no segundo as faculdades garantiam a certeza, agora as informações chegam diretamente em sua casa, não só pelas ondas do rádio, ou pelas mãos dos jornaleiros, mas por uma infinidade de meios que nem dá mais para discriminar. Dessarte o povo está mais sabido do que seus próprios dirigentes, Muito mais. E o povo tem sua própria ideologia, que não é retilínea, feito os trilhos das composições platônicas. Não há, propriamente, nenhuma metafísica. As metas divergem de acordo com as personalidades envolvidas, e o EspaçoTempo que ocupam.  Curiosamente, o mesmo não ocorre com a classe dirigente. Ela mantém a única meta, continuando a se valer do tridente grego - uns com ênfase.no espeto direito, outro no esquerdo, e quase todos, no do meio. São fórmulas já testadas, e que alcançaram pleno sucesso. Por que não mantê-las? "O grande papel com que sonham os monstros sagrados da política é o do grande homem. O Salvador. O chefe providencial, genial, médium do espírito nacional. O profeta de sua raça." (SCHWARTZENBERG, Roger-Gérard, O Estado Espetáculo: 11) Quem dera fosse este em alguma vez o real motivo!
O Estado Poder inverte a ordem dos fatores. Para ele a força do Estado é que confere liberdade e prosperidade aos cidadãos. Seu princípio prioritário é a autoridade. Ávido de tudo reger, sequioso de tudo regular, o Estado Poder absorve e centraliza um número sempre crescente de atividades. Apoiando-se num aparelho tecno-burocrático, ele dirige, comanda, ordena. O Estado Poder mantém a nação sob tutela. Para fazer a felicidade dos cidadãos a despeito deles, senão contra .( Idem, 1978: 329)
Proliferam-se salvadores. A mediocridade continua campeando, seja nas Arábias, na Europa inteira, ou nas Américas.
Não só nos países autocráticos, como naqueles supostamente mais livres - como a Inglaterra, a América, a França e outros - as leis não foram feitas para atender a vontade da maioria, mas sim a vontade daqueles que detêm o poder. TOLSTÓI, Leon, A escravidão de nosso tempo, 1900, cit. WOODCOCK, G.:106
Mantém-lhes apenas exércitos, porém cada vez mais dispostos a baixar as armas.
Existem tempos nos quais os homens são tão diferentes uns dos outros que a própria idéia de uma mesma lei aplicável a todos lhes é incompreensível. (TOCQUEVILLE, A. 1997, Livro Primeiro, Capítulo III: 61)
Platão inventou a ideologia na obviedade, para o desfrute dos Trinta Tiranos de Athenas. "Os sábios deverão dirigir.e os ignorantes deverão segui-los". Passados milênios espalham-se bilhões de tiranos, cada qual com sua individualidade e expectativa, enquanto os dirigentes permanecem na cifra inicial, porém ainda mais ignorantes, estereotipados, na forja dos palimpsestos, com o único intento: amealhar os frutos de todos.  
O Príncipe, este 'breviário prático do déspota' fascinou reis e imperadores resolutos, os derrubadores de regimes legais ou constitucionais. Cromwell obteve sua cópia. Luís XIV, o Rei-Sol, fez dela sua 'leitura noturna predileta'. E Napoleão assegurava que de todos os livros acerca da política, o único digno a ser estudado era o Príncipe. Quanto ao chanceler de ferro - Bismarck - sua falta de escrúpulos, sua política hábil, tortuosa, complexa, tudo indica que adotava Maquiavel. JORGE, FERNANDO: 90
O dedicado autor olvida os atávicos ROBESPIERRE, PERÓN, SALAZAR, FRANCO, TITO, ROOSEVELT, STROESSNER, LENIN, STÁLIN, HITLER, MUSSOLINI, seu pretenso clone, o nanico GETÚLIO VARGAS, e inúmeros mais ou menos fiéis intérpretes. Como já assisti esta película por dezenas de vezes, reprisada e em palimpsesto, em preto-e-branco, cinemascope e por novelas, quando ela volta ao cartaz sento na praça e dou milho aos pombos. A Internet contempla o correto vaticínio, quase súplica do Grande Relativo:
Esta organização não pode ser abandonada à iniciativa dos governo será alcançada quando os povos tiverem uma vontade firme e ativa, porque é renovação radical de todas as antiquadas tradições politicas. A compreensão e a vontade de resolver o problema estão-se generalizando. Acredito na influência de um individuo sobre outro e acredito no processo de seqüência e encadeamento entre os homens. EINSTEIN, A., Fala Einstein sobra o futuro da humanidade, Folha da Manhã, 4/3/1949
Os Trinta Tiranos andam com as barbas-de-molho.
No caso de José Sarney a (quase) unanimidade de burra não tem nada. Excessivamente esperta, porém, pode ser que um dia vire bicho e coma o dono. (Dora Kramer - O Estado de S.Paulo, 2/2/2011) 
Indígenas desafiam fronteiras e se unem contra grandes obras na América Latina
Um a um, tem-se ido os príncipes de Maquiavel, esses netos de Platão. E não é por falta de aviso:
É cada vez mais claro que uma revolução filosófica se encontra em marcha. Um sistema abrangente está se desenvolvendo com rapidez, como uma árvore que começa a dar frutos em todos os seus galhos ao mesmo tempo..(MASLOW, cit. FERGUNSON, M.: 54)
 As corporações centralizadas e autoritárias têm fracassado pela mesma razão que levou ao fracasso os estados centralizados e autoritários: elas não conseguem lidar com os requisitos informacionais do mundo cada vez mais complexo que habitam.  FUKUYAMA, F., 2002: 205 
A sociedade da informação está começando a introduzir essencialmente uma transferência de foco: da força física para o poder da mente, do capital financeiro para o capital intelectual, do homem extrativista para o ser integrado com a natureza. RIO NETO, Antônio Sales, Complexidade e transformação organizacional: construindo novas percepções na administração judiciária sob a luz da Nova Ciência. Revista de Doutrina da 4ª Região, Porto Alegre, n. 23 , abr. 2008. 
"De fato, a vida no espaço cibernético parece estar se moldando exatamente como Thomas Jefferson gostaria: fundada no primado da liberdade individual e no compromisso com o pluralismo, a diversidade e a comunidade.” (NAISBITT, J., Paradoxo Global: 96)
O conceito de um mundo sutilmente interligado, um oceano cósmico no qual estamos intimamente ligados uns aos outros e à natureza, assimilado por nosso intelecto e abraçado por nosso coração, poderá talvez inspirar novos modos de pensar e de agir que transformem o espectro de uma derrocada global no triunfo de uma renovação global – uma renovação para uma era mais humana e sustentável. LASZLO: 205
A sabedoria, felizmente, mudou de lado; e  lá se vai a a milenar ideologia
O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época .FUKUYAMA, F., 2000: 18
 
A fatalidade de tão formidável deslocamento se deve à acão gravitacional, que não é de força, mas de conveniência. Ou a ideologia se retrai na presença da sabedoria, cortejando-a verdadeiramente, permitindo que desabrochem as vontades dos bilhões,  ou então será convidada à retirada, na melhor das hipóteses.
A justificação da democracia, ou seja, a principal razão que nos permite defender a democracia como melhor forma de governo ou a menos ruim, está precisamente no pressuposto de que o indivíduo singular, o indivíduo como pessoa moral e racional, é o melhor juiz do seu próprio interesse. BOBBIO, N.,: 424
O mundo toma consciência. A Nova Era chegou para ficar.  
Há uma enorme tarefa a ser executada na América Latina no plano das ideias! Uma delas é mostrar às pessoas que suas vidas não podem depender de políticos, de burocratas e de tecnocratas. Que suas vidas são suas. Que seu futuro não pode estar nas mãos de um prefeito, governador, ministro ou presidente, mas em suas próprias mãos, com base nas escolhas que fizer durante a sua vida.,, as ideologias não funcionam e uma sociedade de pessoas livres só faz sentido quando nela prevalece o indivíduo e não o estado (Economista e Professor da UERJ Ubiratan Jorge Iorio,, O absurdo dos absurdos, 2/2/2011)    
Porque surfa na proa do tempo, a Nav's ALL constantemente antecipa o desenrolar dos acontecimentos. O que se  presencia em solo  após  nove meses dessas predições?Ocupações’ se espalham dos EUA ao mundo
______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário