terça-feira, 18 de maio de 2010

Hegel & Darwin



Sem Hegel não há Darwin. NIETZSCHE, Gaia Ciência.
O excepcional filósofo acertou na mosca; porém, nessas águas somos poucos cruzadores. .
O método da dupla se restringe ao dialético-cartesiano, mas o primeiro, idealista par excellence, obrigou-se encaminhar seu projeto totalmente abstrato envolto numa redação complexa, de leitura extenuante, e capaz de gerar uma infinidade de interpretações..
Os escritos de Hegel estão entre as obras mais difíceis de toda a literatura filosófica,devido não só a natureza dos tópicos discutidos, mas também ao estilo canhestro do autor. RUSSELL, B., 2001: 354.
Ademais, os poucos estudos pertinentes a HEGEL sóem não ultrapassar nenhuma coluna de hércules, concentrando-se no mediterrâneo político-juridico- econômico.
Com DARWIN ocorre praticamente o contrário. Vara o EspaçoTempo, e quiçá seja o formulador mais discutido. Suscita candentes paixões mercê da implicância religiosa.
É estranho pertencer a uma espécie que consegue ter olhos em outros mundos, que começa a desvendar a mecânica mais íntima da biologia, e que ao mesmo tempo faz o monte de bobagens a respeito do que você lê todo dia nas demais páginas do estadao.com.br. ORSI, Carlos, Para pensar no fim de semana - 21/5/2010
A mesma maçã - aquela maldita do primeiro casal, e reencarnada na cabeça de NEWTON - agora despencaria na mente de todos. Bem mais simples.

Só algumas culturas têm tradição filosófica. Nessas culturas, necessariamente deve aparecer certa inter-relação entre Filosofia e Religião, entre conhecimento e crença. É o caso das culturas alicerçadas no Hinduísmo, no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo. www.ramonllull.net
O mundo não sai debaixo da macieira.
O homem só muito lentamente descobre como o mundo é infinitamente complicado. Primeiramente ele o imagina totalmente simples, tão superficial como ele próprio. NIETZSCHE, F., O livro do filosofo: 41
Ponderados cientistas e filósofos procuram a origem da vida "sempre com os pés na Terra". Tal ponto-de-vista não ousa abandonar a província, e por isso necessita de um farol, metafísica pela qual pode estender o raciocínio.

O Universo excede o que braços, lentes e até mesmo a imaginação podem alcançar, mas a proposta do design inteligente embreta, limita ainda mais, condiciona o pensamento entre a aceitação e a refutação do arquetipo protetor. Nada mais vem ao caso:
Michael Behe, o pesquisador em bioquímca que escreveu o Caixa Preta de Darwin, por exemplo, estava sendo completamente desonesto. E quem aponta isso não sou eu, é o juiz do caso Kitzmiller v. Dover Area School District, quando estavam discutindo se o criacionismo deveria ser ensinado como alternartiva à teoria da evolução na região de Dover, Pensilvânia... Mais uma vez, criacionistas distorcem conceitos e ignoram fatos, aproveitando áreas do conhecimento que a biologia ainda começa a entender. IAMARINO, A., biólogo e doutorando em evolução de HIV-1. - http://scienceblogs.com.br/rainha/2010/05/no_no_temos_macroevoluo.php - 18/5/2010

O Osame Kinouche, do Sem Ciência, lembrou em seu comentário que não existe nenhuma correlação intrinseca entre a aceitação da evolução e a crença religiosa. De fato, as duas coisas pertencem a esferas da nossa vida bem distintas, fé não se discute, não exige evidências materiais. Só acho que trabalhar suas idéias com crítica e exigindo sustentação factual quando se está pensando cientificamente e desligar essa chave mental quando entra-se no templo (qualquer que seja ele) é uma postura meio esquizofrênica que eu não conseguiria levar, mas se você consegue é melhor aceitar a evolução em paralelo a manter sua religião do que jogar fora o bebê junto com a água da banheira.

BESSA, E., Zoólogo - Universidade do Estado de Mato Grosso - O que pensam os leitores sobre a teoria da evolução? 24/11/2009
A intuito de separar a ciência da religião reflete o respeito pela religião, neste caso aviltado pela comparação com a criança O conhecimento não descarta nenhum ser humano, mas, óbvio, não suporta a ignorância. Conservá-la ao tempo em que se adquire conhecimento é uma exorbitância semântica de total impossibilidade. O darwinismo refuta cabalmente o marco inicial apontado pela religião. Nenhuma ciência se impõe por exclusão, e certamente este é o aspecto que o ilustre professor quis ressaltar. A mera desconstituição do Criacionismo não assegura a certeza darwineana, tanto quanto o simples arraso da concepção geocêntrica não deveria ser forte para tornar a heliocêntrica hegemônica. Todavia, o impacto nesta ocasião foi de tal monta que ninguém cogitou mais nada. O mesmo se repete.
Qualquer implosão se justifica à construção de novo edifício, mas tampouco apenas por ser novo há garantia de sua solidez. A exuberância da fachada pode esconder o mesmo vício redibitório do anterior, aquele velho rejunte que o tempo sói extinguir por ferrugem.
HEGEL & DARWIN trabalharam com denôdo, e conheceram os antecessores. A formulação hegeliana oferece o quadro mais fiel do molde platônico* - o duplo contorno.
Quando Hegel estudava o destino do sujeito racional sobre a linha do saber, ele não dispunha mais do que de um racionalismo linear, de um racionalismo que se temporalizava sobre a linha histórica de sua cultura, realizando movimentos sucessivos de diversas dialéticas e sínteses.
BACHELARD, G.: 57
Na tela o padrão de fundo mescla as cores de MAQUIAVEL, BACON, DESCARTES & HOBBES, tendo em NEWTON seu astro principal - o sol da totalidade orgânica se impondo perante a mísera terra do indivíduo.

A filosofia política moderna acha sua primeira forma sistemática em Hobbes; mas seu germe vital está em Maquiavel, de quem Hegel foi - não preciso lembrar - um grande admirador. E uma história que tem no Príncipe sua revelação, no Leviathan seu símbolo e - podemos também acrescentar, na vontade geral de Rousseau sua solução ideal, não podia deixar de ter como conclusão o deus-terreno de Hegel.
BOBBIO, N., 1991: 42
HEGEL (Conferências e escritos filosóficos de Martin Heidegger; Hegel e os gregos: 20) rendeu graças ao padrinho de ROUSSEAU:
Com Descartes cruzamos propriamente o umbral de nossa filosofia independente. Aqui, podemos dizer, estamos em casa e podemos, como o navegante após longo périplo por mar proceloso, exclamar ‘terra’!
Sinceramente, era preferido ter ficado no mar. Eis o grande responsável pelas chacinas mundiais:
Hegel influiu nos negócios na Alemanha ao fim das guerras Napoleônicas, diante a profunda humilhação nacional perante a França e as aspirações de unificação política e criação de um estado nacional que correspondesse a unidade e grandeza da cultura germânica. BOBBIO, N., Estudos sobre Hegel : direito, sociedade civil e Estado: 119
PLATÃO e seu "mais servil lacaio", como diz POPPER, de plano subverteram a ciência, a filosofia, a política, e ainda logram poluir o mundo inteiro...
E o "der Kopernikus der organishen Welt”. (DARWIN, por HAECKEL; cit. MIRANDA, Pontes de: 188). bem faz jus à homenagem.

A noção de Darwin relativa a sobrevivência do mais adaptável foi elemento chave tanto para o conceito marxista da luta de classes quanto para as filosofias raciais que deram forma ao hitlerismo.
JOHNSON: 4.
A técnica utilizada por ambos remonta ao antepassado comum - o fundador da Academia - mas a foto do estúdio inclina a supor que o inglês tivesse também pleno conhecimento sobre HEGEL, tanto quanto a Coruja de Minerva viera empoleirada "sobre os ombros dos gigantes", como se dizia o próprio NEWTON, a partir de COPÉRNICO, GALILEU & DESCARTES.

A dialética
A dialética
O dialético degrada a inteligência de seu antagonista.
Só se escolhe a dialética quando não se tem mais nenhuma saída.
NIETZSCHE, 2000:20. 
Alguns pesquisadores a formam com o prefixo dia - correspondente a intercâmbio - somado à legein, ou substantivo logos, significando diálogo. O sentido, todavia, exatamente por dialético, continua dúbio. Busquemos outro ângulo. Falam-nos em soma de dia=através e lelo=pensar, jogo de palavras que por definição, envolve duas (dial) éticas... Chama-se "dial" o eixo do receptor que posiciona as emissoras radiofônicas. Pela semiótica, na sintaxe e na semântica do prefixo dial percebe-se o pragmatismo do adjetivo dual, ou seja, com duas pontas, fundamental à inversão de rumo.
"Ela nos serve apenas para mudar de um sistema para outro.” (ENGELS, cit. QUILLET, P.: 46)
Uma lança se coloca como real, aceita e praticada: na outra, o veneno que interessa, more dissimulado.
“O livro de Darwin é muito importante e me convém como base da luta histórica das classes.” (MARX, K., O capital)
DARWIN propusera a maior luta de classes ao recolocar em xeque toda a comunidade cristã, e não somente isso:
"Toda a teoria darwineana da luta pela existência é simplesmente a transferência, da sociedade à natureza viva, da teoria de Hobbes sobre a guerra de todos contra todos e da teoria econômica burguesa da concorrência, bem como da teoria da população de Malthus." (Sciences studies, 1971, p.184; cit. JAPIASSÚ, 1978: 56)
MARX concentrou seu fogo nos cristãos mais ricos.
O DNA de ambos aponta à paternidade de HEGEL. O Zenith mirado requer o confronto para desestabilizar o vigente. Ao próprio HEGEL logo é produto do choque dos vértices chamados “intercambiáveis” (na verdade contraditórios), daí restando os despojos que interessam:
A lógica de Hegel contém três termos: a afirmação (a tese), a negação (a antítese) e a síntese, que resulta da negação da negação. O último termo, uma dupla negação, é também outra afirmação, mas engendrada pelo confronto dos dois termos anteriores. Hegel chama essa estrutura lógica de dialética.
ABRÃO, B.: 353.
A lógica darwineana segue exatamente no mesmo trilho...
Ao correr do desenvolvimento de seu pensamento, iria Hegel colocar-se do lado da realidade da força, da violência, da prepotência; iria salientar o desabrochar das sociedades e do Estado como grupo hegemônico, em concorrência vital com outros Estados. O que ele de certo modo antecipou, e se converteu uns vinte anos depois de sua morte na idéia central da biologia evolucionista de Darwin, com conseqüências filosóficas que repercutiram de vários modos sobre a Concepção de Mundo moderna.
PENNA, J. O. M.: 94

.
J. B. S Haldane que pontuou magistralmente no prefácio do livro 'A Dialética da Natureza', de Engels, que 'Darwin não teve a menor idéia da amarga sátira que escrevia sobre os homens (e especialmente sobre seus compatriotas), quando afirmou que a livre competição, a luta pela existência, que os economistas celebram como sendo a maior conquista histórica do homem, constitui exatamente o estado natural do reino animal'.

MOREIRA, L. R. SBPC - www.jornaldaciencia.org.br -
10/2/ 2009.

Estava implícita na visão clássica da natureza a idéia de que, sob condições bem definidas, um sistema seguiria um curso único e de que uma pequena mudança nos parâmetros produziria igualmente uma pequena mudança nos resultados. Hoje sabemos que isso só é verdade no caso de situações simplificadas e idealizadas.
MAYOR: 12
... E por isso merece reparo:,
A visão da evolução como uma crônica competição sangrenta entre indivíduos e as espécies, um desvirtuamento popular da noção de Darwin da 'sobrevivência dos mais aptos', dissolve-se diante de uma nova visão de cooperação contínua, forte interação e dependência mútua entre as formas de vida. A vida não conquistou o globo pelo combate, mas por um entrelaçamento. As formas de vida multiplicaram-se e tornaram-se complexas cooptando outras, e não apenas matando-as.
SAGAN, D., cit. DAWKING, R.: 288

É nisso que aqueles que se empenham em melhorar a sorte do homem podem fundar suas esperanças: os seres humanos não estão condenados, em razão de sua constituição biológica, a aniquilar uns aos outros ou ficar a mercê de um destino cruel que eles mesmos se afligem.
EINSTEIN, A., Escritos da maturidade: artigos sobre ciência, educação, relações sociais, racismo, ciências sociais e religião: 133
.
Nenhum dos dois pontos de partida de Darwin – a origem da vida e a origem da visão – foi explicado por sua teoria. Darwin nunca imaginou a complexidade estranhamente profunda que existe até nos pontos mais básicos da vida
SMITH, Andrew P., Mutiny on The Beagle; cit. LEMKOW, A.: 167
Um catálogo de 1 milhão e 258 mil espécies biológicas será lançado como marco comemorativo do Ano Internacional da Biodiversidade. O Catalogue of Life Special 2010 Edition' é a lista mais completa e integrada de espécies biológicas jamais publicada. Ela reúne 77 bases de dados para o mais completo inventário das espécies de plantas, animais e micro-organismos. Como se não bastasse, bilhões de meteoros e grávitons se espatifam pela crosta, os primeiros contendo uma variada gama de potencialidades vitais já aferidas pela ciência de maior vanguarda, nela incluso a básica composição H2O.
A pergunta sobre como a vida funciona não era do tipo que podia ser respondida por Darwin, ou seus contemporâneaos. Eles sabiam que os olhos são feitos para ver – mas como, exatamente, ele vêem? De que modo o sangue coagula? De que maneira o corpo combate a doença?
BEHE, M.: 177
A proposta darwineana é desumana. Mais do que a crença em demiúrgos, ela é demasiadamente desumana. E anacrônica:
Estamos no limiar de uma nova época na qual as realidades materiais e conceituais nunca mais voltarão a ser as mesmas que foram durante as etapas das ideias e dos valores da modernidade que, iniciada em finais do século XVIII, agora deixamos para trás.
PUJALS, Juan Maria, As novas fronteiras da identidade. -
INSTITUTO BRASILEIRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIA RAIMUNDO LÚLIO, 2010: 26 http://www.ramonllull.net
_____________
*
Conforme HANS GEORGE GADAMER, in LUFT, E.:68), para interpretação da dialética platônica Hegel se inspira, sobretudo, no Parmênides de Platão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário