segunda-feira, 16 de março de 2009

Platão & Galileu

Até o Renascimento, o Ocidente praticamente desconhecia Platão. Mas alguns manuscritos gregos, comprados em Constantinopla, mudaram esse cenário. Entre eles, levados a Florença em meados de 1430, estava nada mais nada menos do que a obra completa de Platão. ABRÃO, B.: 136
O carma condiciona a tudo medir..

Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um "demiurgo" (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias. www.greciantiga.org 
Sequer o Inferno, de Dante, escapou do crivo* geométrico. A interpretação religiosa se assenta mesmo nessa ambiguidade: una est religio in rituum varietate, proclama Ficino, que, na Teologia Platônica – título revelador – desenvolve o acordo entre o platonismo e o cristianismo. ‘Eis a razão porque, quem quer que leia seriamente as obras de Platão, nelas encontrará, evidentemente, tudo, mas em particular essas duas verdades eternas: o culto reconhecido de um deus conhecido e a divindade das almas, onde reside toda a compreensão das coisas, toda a regra de vida e toda a felicidade. E tanto o mais que, sobre estes problemas, a maneira de pensar de Platão é tal que, de entre outros filósofos, foi a ele que Agostinho já escolhera como  modelo e estilo, como sendo capaz de construir "a verdade" cristã. Com pequenas alterações, todos platônicos são cristãos.
A idéia é originalmente devida a Platão, que, sem dúvida influenciado pelas concepções pitagóricas, foi o primeiro a afirmar que o círculo, cujas partes são todas iguais entre si, é por essa razão a mais perfeita figura geométrica, e, portanto, como os corpos celestes são eles mesmos perfeitos, o único movimento que lhes é possível é o movimento circular uniforme. A tarefa dos astrônomos a partir de então foi construir um modelo matemático que explicasse os dados observacionais da astronomia, e no qual os planetas seriam dotados de movimentos circulares uniformes. BEN-DOV: 19
E lá se vem o homem, e seu pastor com a fita métrica, a tomar tudo more geométrico
No começo do século XVII, os matemáticos e astrônomos jesuítas do Collegio Romano eram reconhecidos entre as mais altas autoridades científicas.
AUGUSTO FORTI
O infeliz PLATÃO expulsara os poetas de sua República. Letras serviam à fantasia, enquanto “o livro da natureza é dominado pelo rigor matemático, donde seu objetivo precípuo é aquele de aprender a verdade.”  B. RUSSELL,  (2001: 137)  expõe a armadilha:
Na matemática não há fatos fora do seu próprio campo que exijam comparação. Por causa dessa certeza, os filósofos de todos os tempos sempre admitiram que a matemática propicia um conhecimento superior e mais confiável do que o reunido em qualquer outro campo do saber.
Na porta do último quarto do XX o matemático B. B. MANDELBROT (cit. CAPRA, 1996: 118) protestou:

A maior parte da natureza é muito, muito complicada. Como se poderia descrever uma nuvem? Uma nuvem não é uma esfera. É como uma bola, porém muito irregular. Uma montanha? Uma montanha não é um cone. Se você quer fala de nuvens, de montanhas, de rios, de relâmpagos, a linguagem geométrica aprendida na escola é inadequada.
Para dar luz à função Zeta  o festejado  matemático GEORGE FRIEDRICH BERNHARD RIEMMAN (1826-1866; cit. MINAZZI: 147) antecipou: “A linguagem resultava demasiada pobre para captar a experiência.”
Semelhante conclusão emitiu um fundador da astrofísica, Sir ARTHUR S. EDDINGTON (1882-1944) (The Philosophy of Physical Science, 1939; cit. GRANGER 2002: 260). E assim se referiu o pioneiro "tradutor" da Relatividade (1): “Os métodos da física são incapazes de descobrir fragmentos de verdade absoluta no mundo exterior.”
Divinos tradutores 
O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico.  GLEISER, M., Criação Imperfeita: 54
Quando Deus determinou a ordem dos corpos celestes, tinha em mente os cinco sólidos regulares, famosos desde os tempos de Platão e Pitágoras até nossos dias KEPLER, cit. idem: 6
Em Florença florescera a Renascença. Por suas pétalas e mudas, refastelaram-se os oportunistas:
A Academia Platônica, fundada por Marsilio Ficino, com consentimento de Cosme de Medici, elabora com efeito uma doutrina destinada a uma larga difusão, por longo tempo benéfica à manutenção da hegemonia cultural florentina, mas da qual os Medici são os primeiros a tirar vantagem concretamente. LARIVAILLE P.: 161
O Verbo se mostrava pelo número (sinônimo de harmonia). A soma de pares e ímpares, noções opostas (limitado e ilimitado) expressariam as relações de todas as coisas.
A partir de Platão, a proclamada supremacia do Estado foi encontrada em suas visões nas quais 'moralidade não era separada da religião e nem a política da moral; e em religião, moralidade e política havia apenas um só legislador e uma única autoridade'. DALBERG-ACTON, John Edward Emerich, Essays on Freedom and Power (Glencoe, Ill.: Free Press, 1948
A faculdade de conhecer o verdadeiro se resumia ao que os braços ou olhos podiam confirmar, mas o acesso ao ideal estava plenado: "A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina, tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou a única forma de conhecimento." (cit. FEYERABEND, P. 1991: 135)
O vigário polonês Copérnico (cit. CHÂTELET F.: 49) foi o primeiro a revender o  bilhete composto na caverna grega:
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor.
E GALILEU estreitou o liame com o grego “pecado original” :“Não tenho dificuldades para admitir, identificando o platonismo com matematicismo, o caráter platônico da ciência galileana.” (GEYMONET: : 42)
O número (sinônimo de harmonia) era considerado (e ainda é!) como essência das coisas. A soma de pares e ímpares, noções opostas (limitado e ilimitado) expressariam as relações de todas as coisas. PITÁGORAS fundou a exitosa escola. Timbrada pitagórica, a linguagem varou todos os séculos, encontrando seu melhor abrigo no Renascimento.
Pitágoras apreciava a tal ponto a teologia órfica que dela fez modelo para plasmar a própria filosofia. Em decorrência disso, as sentenças de Pitágoras passam a ser chamadas sacras na medida em que são derivadas dos esquemas órficos. MIRANDULLA, Pico della, A dignidade do homem: 73
O cosmos seria regido, e portanto entendido, apenas através de relações matemáticas. A coincidência é de fato impressionante. E assim encanta a civilização, especialmente a ocidental: "Leia sobre Platão, Aristóteles e os matemáticos antigos e descobrirá como suas especulações e descobertas foram transformadas e ampliadas nos métodos e sistemas com que até hoje trabalhamos." (BARZUN, JACQUES, A História, cit. FADIMAN, CLIFTON, org.: 4)
O russo naturalizado francês ALEXANDER KOYRÉ (1882-1964) confirmou a presença do vírus: "A grande idéia de Koyré, justamente, é que Galileu encarnava a herança do platonismo. Em outras palavras: Galileu acreditava que, graças à matemática, os físicos conseguiriam apreender a estrutura íntima da realidade."
O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. Os filósofos e os sábios da época, em sua compreensão do mundo, privilegiam o caráter de abstração e de esquematização. Por isso dão a máxima importância à física matemática. Assim o problema do método constitui o problema número 1 de todos os filósofos. Trata-se de descobrir um método universal de conhecimento. E o modelo é o conhecimento matemático (geométrico).  JAPIASSÚ, H., 1997: 81

"Galileu era um ótimo marqueteiro. As luas de Júpiter que descobriu ele até chamou de astros mediceus, em homenagem ao grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici, a quem pretendia pedir um emprego." (NAPOLEÃO, Tasso, Astrônomos querem 1 milhão de brasileiros olhando para o céu. - Estadão, 17/1/2009)
Vejamos o grau do equívoco platônico levado ao extremo pelo italiano, a pretensão, a premissa pintada como coroa de pensamento - a subversão numérica substituta das letras:
A filosofia está escrita neste grande livro que permanece sempre aberto diante de nossos olhos; mas não podemos entendê-la se não aprendermos primeiro a linguagem e os caracteres em que ela foi escrita. Esta linguagem é a matemática e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas.GALILEU GALILEI, cit. CAPRA 1991: 50
Galileu foi consagrado “pai da física matemática.” (GEYMONET: 319)  E sua idéia, se me permite, foi a “mãe da pretensão científica”.

É interessante registrar que tanto A. Koestler (Os sonâmbulos) quanto P. Feyrabend (Contra o método) propõem um novo 'processo Galileu', no qual a ciência perde um mártir para ganhar um fabulador e um intrigante inescrupuloso. JAPIASSÚ, H., A revolução científica moderna: 110
"Em alguns aspectos importantes, embora de maneira alguma em todos, a Teoria Geral da Relatividade está mais próxima da teoria de Aristóteles do que qualquer uma das duas está da de Newton. (KUHN: 253)

Ocorre que para Aristóteles a geometria era apenas uma ciência abstrata. Por isso, a geometria nunca poderia explicar o real. As suas leis não dominam o mundo físico. O estudo da geometria não precede o da física. Uma ciência do tipo aristotélico não se apoia numa metafísica. Conduz a ela, em vez de partir dela. Uma ciência tipo cartesiana, que postula o valor real do matematismo, que constrói uma física geométrica, não pode dispensar uma metafísica. E tem mesmo que começar por ela. Descartes sabia-o. E Platão, que fora o primeiro a esboçar uma ciência desse tipo, sabia-o igualmente. KOYRÉ, 1986: 81
Ao invés da curva picamos a mata:

É todo esse número geométrico que comanda os melhores e os piores nascimentos. Se os guardiões não o conhecem, juntarão jovens às noivas na época errada, fazendo com que seus filhos não sejam nem de boa índole nem felizes. PLATÃO, cit. KELSEN 1998: 180
Os números passaram a balizar  a Medicina, a Farmacologia, a Zoologia, Zootecnia, a Veterinária, a Botânica; a Física e a Química, naturalmente, servem de alfa e omega à Economia, integram o Direito;, a Filosofia, e até mesmo a Teologia. "A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina, tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou a única forma de conhecimento." (FEYERABEND, P.: 1991: 135) As engenharias devem sua existência aos cálculos; mas a Sociologia também só existe por esta prevalência: “A visão sain-simoniana do futuro, que ajudou a inspirar o socialismo, considerava que a vida política passaria a ser dirigida por peritos – neste caso cientistas e engenheiros.” (GIDDENS, A.: 111)
Dificilmente haveria um caminho mais mais nefasto:
A sociologia pretende ser um estudo científico dos fatos sociais que Durkheim procurou estudar como coisas. Nessa perspectiva quem diz sabedoria diz amor fati, entendendo por isso, não uma cega submissão aos golpes de um destino incompreensível, mas compreensão de um determinismo suscetível de aplicações capazes de “nos tornarem senhores e possuidores da natureza”, como exigia Descartes. Brun, J., A sabedoria estóica e seu destino. www.consciencia.org
O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético. (LEONI, B.: 66)
E lá se foi a espontaneidade, a auto-regulação. Ao invés disso, metas e comportamentos que possam ser expressos em grandezas vastas e abstratas: poder nacional, alta produtividade corrida espacial, elaboração de sistemas administrativos, etc. Sempre mais, e por isso melhor. Encontramos aí um sinal seguro de progresso:
Na construção de sua utopia, o engenheiro social substitui a vontade das pessoas pela sua própria vontade. A humanidade se dividiria em duas classes: de um lado, o ditador todo-poderoso e, do outro, os tutelados, que ficam reduzidos à condição de meros peões de um plano ou engrenagens de uma máquina. Se isto fosse possível, o engenheiro social não precisaria preocupar-se em compreender as ações das demais pessoas. Teria ampla liberdade de lidar com elas, como a tecnologia lida com madeira e ferro. VON MISES, Ludwig, Ação Humana - Um Tratado de Economia: 112.
Passamos pelo tempo marcando nossa viagem com números.Enfim, não há ramo do conhecimento, nem vida social isenta dos decimais. Descemos mais (perdão):
Quanto tempo pode durar um casamento? A matemática é capaz de dizer. Pelo menos é o que afirmam o psicólogo John M. Gottman e os matemáticos James D. Murray e Kristin R., da Universidade de Washington. Eles estudaram durante algum tempo o comportamento de vários casais e prognosticaram se continuariam juntos ou não por meio de uma equação matemática. O índice de acerto foi de 94 por cento. Para fazer suas previsões, Gottman e equipe analisaram vídeos em que 700 casais escolhidos aleatóriamente nas cidades de Seattle, Bloomington e São Francisco, discutiam seu relacionamento. MAGALHÃES, J. S. www.reporternet.jor.br/matematica-diz-quanto-dura-um-casamento
Não é a duração calculável, e sim apenas a média,; portanto, não é o fato, mas sua  probalilidade diante do costume de grupo de pessoas, dentro de um território específico, durante lapso de tempo também necessariamente destacado. O óbvio desviado dificulta a assimilação da realidade:
A lenda de Einstein, o mito de que a relatividade é incompreensível, tornou-se arquetípica em nossa cultura. A clareza, beleza e simplicidade da teoria foram transformadas no seu oposto, e o nome de Einstein virou sinônimo de incompreensibilidade. SCHWARTZz: 104

O salto conceitual que o físico alemão Max Planck deu em 1900, engendrando a base da mecânica quântica, reformulou de tal maneira a visão do mundo que, ao menos um historiador da ciência, não teria razões para supor que seu impacto já tivesse sido todo absorvido. CAPOZOLI, Ulisses, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) -
_____________
* Palestra na Academia Florentina, A Geografia do Inferno de Dante Tratada Matematicamente, 1588; cit. Geymonat, L., Galileu Galilei: 10; tb Schwartz, J: 28)
1.Report on the relativity theory of gravitation. Eddington esteve em São Tomé e Porto Príncipe, África, no fito de comprovar, em um eclipse, a fantástica hipótese formulada por Einstein - a luz de Mercúrio, ao tangenciar o Sol, efetuava um desvio, fato que tornava o antigo conceito de força como elemento gravitacional completamente obsoleto; em uma palavra, errado. (Dyson, F.W., Eddington, A.S., & Davidson, C.R. 1920 A Determination of the Deflection of Light by the Sun's Gravitational Field, from Observations Made at the Total Eclipse of May 29, 1919 Mem. R. Astron. Soc., 220, 291-333)
Eddington foi enobrecido em 1930 e recebeu a Ordem do Mérito em 1938.
Recebeu ainda diversas outras honrarias, entre elas a medalha de ouro da Astronomical Society of the Pacific (1923), a medalha de ouro da Royal Astronomical Society (1924), da National Academy of Washington (1924), da Société astronomique de France (1928) e da Royal Society (1928).
Foi ainda eleito à Royal Society of Edinburgh; à Royal Irish Academy,; e à National Academy of Sciences, bem como a diversas outras sociedades científicas.
Curiosidade: Em 1912 Sir Eddington ingressou na Cátedra de Cambridge a fim de substituir Georges Howard Darwin (1848-1925), um dos dez filhos do Turista do Beagle.
2. “Triste como Platão” era expressão utilizada já na antiguidade. (Kelsen. H.: 199)


Nenhum comentário:

Postar um comentário